quinta-feira, 17 de junho de 2010

Congresso de Prevenção

Ministro da Saúde participa da abertura do Congresso Brasileiro de Prevenção das DST, Aids e Hepatites virais

Acesso equitativo e universal à prevenção será debatido em eventos que reunirão 5 mil pessoas de todo o Brasil no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Tema hepatites virais é um dos grandes destaques desta edição

Com o tema Viver direitos – acesso, equidade e cidadania, começam hoje, em Brasília, o VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids e o I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais. A cerimônia de abertura, que acontece às 19h no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, contará com a presença do ministro da Saúde José Gomes Temporão.
Nos dois encontros, profissionais de saúde, educação e integrantes da sociedade civil, além de pessoas vivendo com HIV/aids e pesquisadores da área vão ter oportunidade de debater os caminhos traçados para o acesso universal e equitativo à prevenção. A troca de experiências contribui para o fortalecimento de políticas de prevenção sobre aids, hepatites virais e outras doenças sexualmente transmissíveis (DST).
O tema hepatites virais é uma das grandes novidades desta edição do Congresso Brasileiro de Prevenção. Quando as hepatites batem à porta é necessário que gestores e o movimento social saibam como unir forças e trabalhar ações de prevenção, diagnóstico e tratamento. A ideia do fórum de discussão das hepatites, com esse nome, é que os participantes do encontro discutam e cheguem a uma conclusão de por onde começar a organização da estrutura de um programa de controle das hepatites virais, a partir de experiências exitosas desenvolvidas pelo Brasil afora.
Também serão destaques no encontro a importância da integração com a atenção básica para o diagnóstico precoce, além da divulgação de iniciativas comunitárias de segmentos da sociedade civil que têm feito a diferença no enfrentamento das hepatites. O fórum HIV, tuberculose e hepatites virais vai discutir como os três programas podem ser articulados nos projetos de saúde desenvolvidos pelos gestores da Saúde. A intenção é juntar as três frentes para atuar de forma conjunta e, por meio de uma agenda comum, ampliar o acesso integral dos pacientes.
Outra atração do Congresso é o ambiente Saúde em Movimento. O espaço vai promover oficinas para gestores de saúde que querem implantar academias de ginástica e musculação voltadas para pessoas que vivem com HIV/aids. O evento também terá pela primeira vez lançamento de publicações de participantes e contará com o Espaço Zen, com seções de terapias alternativas.
Para a diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Mariângela Simão, o congresso será um espaço de reflexão sobre os rumos da prevenção e de reafirmação da política brasileira. “Encarar a prevenção como a melhor estratégia para cuidar da saúde é uma das principais formas de enfrentar barreiras e limitações que dificultam o acesso da população ao sistema de saúde, além de promover qualidade de vida”. Nesse sentido, a oitava edição do maior evento da área no país justifica trazer os direitos para o debate no centro que reúne os Três Poderes da República.

Informação – As principais atividades do evento serão transmitidas pelo site www.aids.gov.br/mediacenter. A cobertura e a programação completa do Congresso estarão disponíveis no site www.aids.gov.br/congressoprev2010.

Serviço

Abertura do VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids e do I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais
Data: 16/06/2010
Horário: 19h
Local: Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Fonte: Site: www.aids.gov.br - E-mail: imprensa@aids.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário